segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Saiba a melhor maneira de superar uma "TRAIÇÃO"

/ /





Ninguém deseja ser alvo de infidelidade, mas não há nenhuma espécie de blindagem que impeça uma relação de atravessar o problema –é uma ilusão achar que filhos, dinheiro, bom sexo ou amor sincero sejam garantias de fidelidade. Toda crise, porém, oferece a oportunidade de aprendizado e evolução. Se encarada de frente, sem chantagens emocionais, ameaças insanas e planos de vingança, a traição pode ser superada e, talvez, esquecida. Para que isso aconteça,  algumas etapas precisam ser vividas. Veja quais são:


A revelação da traição é algo muito dolorido, já que desmorona toda a idealização do parceiro. "Aquela imagem de pessoa que construímos na nossa mente, perfeita, fiel, amorosa, agora precisa ser revista e modificada. É nesse momento que as pessoas têm a impressão de que se relacionavam com alguém que no fundo não conheciam". Praticamente todo mundo que é traído vive essa fase. "O momento da descoberta é muito difícil, porque paralisa. A pessoa fica sem ação, e sofre demais por isso".


Não é raro negar o fato da traição. Nessa etapa, muita gente se dispõe a “ver para crer” e começa a perseguir o parceiro a fim de comprovar a infidelidade ou, ao contrário, finge não notar os indícios (às vezes, claríssimos) da traição, agindo como se o problema não existisse. "Há pessoas que preferem não tomar conhecimento de detalhes. Dizem para si mesmas ‘isso não é verdade’ e tentam esquecer o problema", acredito que a negação não é positiva se a pessoa se concentra apenas no fato consumado, em vez de buscar explicações para o que aconteceu. Nem todos passam por essa fase. Muitos, no momento da descoberta, vão direto à próxima etapa: a raiva.


A raiva é um mecanismo de autodefesa. "O indivíduo tende a se proteger da dor da traição odiando. É muito menos dolorido sentir raiva e jogar toda a culpa nos ombros alheios do que parar para refletir e tentar compreender se havia algo de errado na relação”. Há, ainda, um desejo inconsciente de camuflar a própria culpa por ter “levado” o parceiro à traição. Os motivos? Vários: pouca atenção ao relacionamento, desleixo físico, comunicação truncada etc. A raiva é produtiva porque, ao contrário do choque, gera movimento, ação. “Ela impulsiona a discussão. Com isso, mesmo que com palavras duras, a verdade de uma relação vem à tona”.


Depois de um tempo, é comum que a raiva passe –ou, no mínimo, abrande. Sem esse sentimento no caminho, a pessoa traída consegue pensar também naquilo que perdeu de positivo. A relação passa a ser vista como um todo, com diversos bons momentos partilhados, e não somente como um episódio ruim. Por isso, dói, mas é uma fase importante de aprendizado. “Os prós e os contras são avaliados com maior critério”.


Com a dor, as reflexões começam a acontecer e já é possível parar e compreender a traição de uma forma diferente, entendendo suas razões e avaliando se tais motivos podem ou não continuar a interferindo na relação. Com exceção de situações escandalosas e/ou constrangedoras, a traição não é o fator determinante para a ausência de perdão, mas, sim, a própria escala de valores de cada pessoa. "As razões pelas quais as pessoas reatam ou perdoam nem sempre estão ligadas ao orgulho ou à opinião dos outros. Em geral, os motivos são muito mais profundos, ligados à confiança e lealdade". É possível compreender a traição e as suas razões, se assim valer a pena para a relação. "Mas, se a escolha é perdoar, é preciso fazer isso de verdade, compreendendo e aceitando de fato as razões que a outra pessoa teve para trair". Não é tão simples perdoar totalmente, pois as pessoas apresentam uma grande dificuldade de se colocar no lugar do outro para tentar compreender suas atitudes.


A traição é ao vínculo, ao propósito que até então vinha se tendo na vida em comum. E é bastante triste quando se trata de pessoas com boas perspectivas com relação à união. “Porém, muitos casais que têm um bom relacionamento e convivência passam por situações de infidelidade e conseguem perdoar em razão da parte boa que os une”. Muita gente diz que perdoou, mas não supera o episódio. Ele se torna um fantasma na convivência a dois, dando as caras em conversas ferinas sempre que acontece alguma briga ou desavença. “Algumas pessoas não se separam nunca mais, mas isso não significa que vivam bem. É preciso virar a página de vez e não olhar para trás para dar continuidade ao relacionamento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook