segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Você acha que Casamento é pra sempre?

/ /


Casamento, é um sistema aberto. Numa crise de relacionamento, a estrutura interna de cada uma das pessoas, considerada isoladamente, torna-se irrelevante. Mais interessante é o que ocorre entre os dois.
Casamento é para sempre(?)
A tendência é responder sim. A meta buscada – quando alguém resolve se casar - é a manutenção do vínculo amoroso e o crescimento psicossocial. Para isso ambos se adaptam, constantemente, às exigências das diversas fases do relacionamento.
Mas, às vezes, ocorrem crises e é necessário ajuda profissional para atravessá-la. Terapeutas não são juizes que emitem sentenças, tampouco são aliados ou defensores de regras e costumes. A intervenção é voltada para uma solução, baseada na análise sistêmica dos problemas reais e na ativação das valências positivas e de autocura que o casal possui.
"Crise de casal" é percebida de maneira diferente, dependendo da pessoa
1- Ela pode desencadear a "retroalimentação negativa". Isto é, um dos dois, ou ambos, luta para manter a estabilidade guiando-se por algumas regras comportamentais – suas e/ou do outro - cuja função é manter o relacionamento a todo custo. O que pode ser o primeiro sinal de patologia, justamente pelo excesso de rigidez na relação.
2- A crise pode desencadear uma "retroalimentação positiva", ou seja, o casal percebe que as regras precisam mudar com o passar do tempo, pois o que antes era estimulante e prazeroso, agora desmotiva e cansa.

Através de tentativas e erros, experimenta o que é e o que não é permitido na relação. A capacidade de transformação ajuda a adaptar-se às mudanças do meio. O efeito é que as pessoas que compõem o casal amadurecem e fortalecem o pacto amoroso.
Entra em cena a(o) outra(o)
Ocorre que as pessoas não são objetos. Não permanecem passivas ou insensíveis aos estímulos externos. Todos os dias, gente bonita e atraente desfila diante de maridos e esposas com seus perfumes, corpos e conversas interessantes.
A curiosidade pelo desconhecido modifica alguns processos internos e exige que a pessoa resista, diga não às escapadas sexuais e evite infringir uma das regras básicas do relacionamento de casal: a fidelidade.
O pacto amoroso de fidelidade é mantido enquanto houver compensações psicológicas, emocionais, sexuais etc. Assim, todos os dias, homens e mulheres reformulam, reciclam e nutrem seus conceitos e comportamentos sobre o relacionamento. Tais reflexões ajudam a perceber a importância da vida compartilhada e podem ser um freio eficaz à traição.
Liberdade não rima com libertinagem
Os comportamentos do casal não são independentes, livres ou aleatórios, eles se inter-relacionam mutuamente e são padronizados conforme o pacto estabelecido entre si.
Os graus de liberdade individual de pessoas comprometidas variam em razão da qualidade da interdependência entre elas. Quanto mais respeito e confiança, maior será a capacidade de desfrutar de liberdade na vida social, sem colocar a relação em risco.
Por isso, quando surgirem os primeiros sinais de tédio no relacionamento é esperado que o casal reavalie a necessidade de mais liberdade individual. Mas o "vale balada" não pode ser encarado como oportunidade de variar o cardápio sexual.
Sistemas abertos interagem com outros sistemas
As reações do casal condicionam e são condicionadas por normas e valores do grupo em que está inserido. Dito de outra maneira, o modo como uma sociedade aceita ou não os comportamentos de infidelidade influenciam algumas tomadas de decisão, ainda que a pessoa não se dê conta disso.
Muitas pessoas traem, porque ouvem que "casamento é uma instituição falida" ou que "já que todos traem", isso não gera prejuízo se não for descoberto.
Isso é de um embrutecimento intelectual tão absurdo quanto a supremacia da virgindade no século passado. Fundamental é desenvolver os próprios pensamentos sobre amor e sexo.

E você o que acha? Deixe sua opinião nos comentários:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook