segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Meu marido me trai e quer que eu o ajude a mudar. O que fazer?

/ /



Sentir-se trocado e desvalorizado pelo par gera extrema decepção, mágoa, frustração, angústia e destruição; além de se permanecer um bom tempo com um ressentimento irreparável.

É um trauma que fica, pois a ameaça é permanente e forte entre o par. O elo de respeito e confiança, uma vez rompidos, precisam ser reconstruídos. Isso no dia a dia do relacionamento, é uma tarefa árdua e exigente.

Quando ocorre a traição não basta simplesmente a compreensão da situação ou o pedido de perdão e a aceitação de quem foi traído. Muito precisará ser feito para que a estrutura do relacionamento seja reforçada e transformada.

Se a traição é um processo recorrente na vida desse homem (ou mulher) é importante que ele (a) passe por um processo de terapia, para que se possa avaliar o papel e o significado desse comportamento incompatível com o casamento. Um relacionamento fora do casamento pode mais atrapalhar e misturar os sentimentos do que acrescentar ou satisfazê-lo.

Caso a traição tenha sido uma eventualidade na vida desse marido (ou esposa), numa situação de angústia pessoal ou mesmo gerada por um desentendimento ou briga entre o par;  é preciso avaliar como ele (a) acabou cedendo à tentação e recorreu ao relacionamento externo.  Caso contrário, a ameaça de uma nova traição torna-se permanente, sempre que surgirem conflitos.

Nessa direção da permanência e reestabelecimento do casamento a esposa (ou marido) traídos teriam que estar dispostos a tolerar essa dificuldade. É um caminho e uma jornada difícil, mas se ambos se amam e acreditam que possam permanecer juntos e serem felizes, poderão explorar e buscar todas as alternativas para superação.

O que não se pode e não se deve, é ignorar a traição e achar que ela não pesará no relacionamento. Tem que se assumir o erro e fazer dele um aprendizado para que a situação não se repita. Para tanto, é fundamental a participação e envolvimento de ambos em todo o processo de recuperação e resgate do relacionamento.
Quatro procedimentos para o casal lidar com a traição:
1º) Esclarecer

Para iniciar o processo de reestruturação da confiança, é preciso que limpem a área, ou seja, não pode ficar nenhuma dúvida de que o que aconteceu é gravíssimo e que não cabe nenhuma possibilidade de voltar a acontecer. E se o desejo de ambos é de permanecerem juntos que lutem porv isso.
2º) Paciência e tolerância 
Ambos terão que ter muita paciência e tolerância um com ou outro. Afinal, a dúvida e desconfiança não serão desfeitas magicamente, mas sim com a reconstrução de um vínculo de confiança e segurança.
3º) Canal de comunicação aberto

É de fundamental importância que tenham um canal de comunicação aberto para que possam manifestar tudo que desejarem, mesmo que possa parecer algo muito simples e insignificante, para que nenhuma das partes alimente ou crie fantasmas.

4º) Amor

Os sentimentos, as emoções e a afetividade precisam ser manifestados, mesmo que depois de toda a turbulência enfrentada, isso seja muito difícil; é preciso um grande esforço para que não deixem de manifestar seu AMOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook