sábado, 6 de abril de 2013

O direito de ser quem você pode ser!

/ /
Sempre ouvimos falar que as pessoas usam máscaras, que passamos uma imagem para o mundo, enquanto na realidade guardamos outra em nosso interior. Tentamos passar a imagem de segurança quando somos inseguros em muitas ocasiões, mostramo-nos firmes quando nos sentimos fragilizados e por aí vai. E tudo isso, com a justificativa que para viver em sociedade e sermos respeitados não podemos mostrar quem verdadeiramente somos. Mas, o grande perigo nessa situação é, claro: Confundir os papéis que podemos desempenhar com nossa essência mais profunda.

Quando repetimos algo constantemente corremos o risco de acreditarmos no que fazemos. Seguindo essa lógica, se sustentarmos boas condutas, será muito bom, pois realmente acabaremos por aprendê-las. Mas, e se for o inverso? Já ouviu falar do mentiroso que mentia tanto, até que ele mesmo após algum tempo passou a acreditar nas suas próprias mentiras? Quantas pessoas que, para passar uma imagem de segurança, acabam exagerando na dose e se tornando pessoas rudes, falando alto e destratando outros como se agir assim fosse sinal de estar seguro? Ou alguém que para passar uma imagem de sucesso faz grandes dívidas e quando se assusta está vivendo em um padrão que não é o seu, gastando dinheiro que não tem para impressionar pessoas que nem conhece. Resumindo: Puro desequilíbrio!

No teatro, costuma-se falar que é perigoso quando o ator se confunde com o personagem. Na vida real, falamos que é perigoso quando nos confundimos com os personagens que interpretamos. Portanto, tome cuidado! Carreiras, relacionamentos e mesmo a vida financeira podem ser duramente afetadas se não tivermos o bom senso de separarmos papéis da realidade. Mesmo que por algum motivo você não possa se mostrar realmente como é, cuidado para que a artificialidade que possa surgir à partir daí não lhe furte o direito de ser quem é! Perder a própria identidade também é uma forma de morrer aos poucos.

Ao invés de fugir da realidade usando máscaras, que tal trabalhar em si mesmo um comportamento renovado, verdadeiro, que dê suporte aos seus projetos de vida? São mudanças libertadoras que nos aproxima da verdade e da paz de ser quem realmente somos em qualquer lugar. Utopia? Talvez para alguns, mas grande meta para pessoas de bem que sabem o valor de suas vidas e que desejam se cuidar da melhor forma possível. Mesmo que considere ser difícil agir assim, apenas lembre-se que somos bem mais que simples máscaras, concorda? 


Autor: Ricardo Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook