terça-feira, 25 de junho de 2013

“Nada acontece por acaso”

/ /


Quem nunca ouviu a corriqueira ou costumeira frase: “Nada acontece por acaso” ?? Será mesmo que tudo tem um propósito ??? Sinceramente , não creio que DEUS ou o Destino simplesmente decida nossa vida desde o começo. Caso contrário, não nos seria dado o livre arbítrio (que por acaso usamos pra fazer besteiras sem tamanho rs). Se fosse tudo escrito desde o começo não teríamos motivos pra tentar melhorar nossas vidas, ficaríamos em casa comendo chocolate e vendo TV, pois um dia iria dar tudo certo (ou não rs). O destino não está programado nem é inevitável. O destino é uma questão de escolha. (OK , admito que de vez em quando somos “forçados” a fazer certas escolhas).
Colhemos aquilo que plantamos ??? Nem sempre. Vejamos: você é uma pessoa super gente boa , se dá bem com todo mundo. Simplesmente alguém te viu a primeira vista e não gostou de você (“o santo não bateu”). Nesse caso você está colhendo aquilo que plantou ??? (Lembrando que você não fez nada , ou seja , “você não plantou nada “ e a pessoa simplesmente “não foi com a sua cara”). Como vais colher algo sem ter plantado ??? rs. Essa é uma questão pura e simplesmente de Empatia.
“Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos” (Albert Einstein). Será ???
Exemplo 1: você estuda um ano todo a fim de passar em uma prova (vestibular, concurso público , etc) e no fim não passa. Isso é acaso , falta de sorte, fatalidade. Você mereceu isso ??? (passou o ano todo estudando, abriu mão de várias coisas importantes , deixou de namorar , sair e etc).
Exemplo 2: você é um namorado (a) fiel e o fdp ou a fdp te coloca um chifre (sem motivos , a vida a dois está perfeita , tudo caminha bem , ou seja , não há brechas e/ou buracos na relação) e lhe faz sofrer. Você mereceu isso ??? ou o ser humano que é falho ao extremo pra cometer injustiças ?? (questão interessante a se pensar rs)
Ao meu ver , há uma tênue (suave) porém importante diferença (podemos dizer confusão) entre predestinação e destinação. Apresento um exemplo: Você foi a uma ótica comprar um óculos. Este óculos foi predestinado para ser usado na cabeça, na frente dos olhos. Mas o destino desses óculos pode ser outro , pois você pode optar por não usá-lo ou usá-lo em outros locais (escolha única e exclusivamente sua rs).
A única predestinação pela fé e cientificamente provada chama-se, Morte. Se você acredita na teoria do “ Nada acontece por acaso” , você automaticamente exclui o princípio do Livre Arbítrio.
Novo Exemplo: Uma criança que cresce no meio da criminalidade não será necessariamente um criminoso. Dependerá de sua escolha.
- Predestinação ou até mesmo Acaso : nasceu em uma favela (tem tudo para sofrer influência negativa do meio) , convivendo diariamente com a criminalidade.
- Livre Arbítrio: escolher se continuará ou não em meio a criminalidade , se será ou não um bandido.
Bom , vamos tentar definir agora o que é o Acaso. Podemos chamar de Acaso duas coisas que ocorrem ao mesmo tempo, sem que sejam propositalmente provocadas a ocorrerem.
Exemplo: Penso em uma pessoa, um segundo depois o telefone toca, quando atendo é a pessoa que eu estava pensando. Agora vos pergunto: premonição (destino) ou acaso???
Vejamos o que pode ocorrer (novo exemplo):
*Sonhar com queda de avião e isso ocorrer;
*Sonhar com queda de avião e isso NÃO ocorrer;
*NÃO Sonhar com queda de avião e um avião cair;
*NÃO Sonhar com queda de avião e um avião NÃO Cair;
Observe que no primeiro exemplo as duas coisas são possíveis de ocorrer, e se de fato , ocorrerem ao mesmo tempo (algo muito mais difícil), pensamos ser coisa paranormal ou afim.
Apesar de minhas argumentações , existe uma teoria chamada: Teoria da Sincroneidade, que afirma que nada acontece por acaso , tudo no Universo está ligado por leis matemáticas e um acontecimento influi nas probabilidades de um outro ocorrer (o que é bem pertinente). Além do mais , a Física Quântica já provou que o pensamento humano também é capaz de alterar as probabilidades de eventos ditos fortuitos (ao acaso). Por isso , não se assuste se estiver pensando naquela pessoa e, de repente, cruzar com ela…
Por fim , podemos dizer que isso tudo é uma questão de concepção e influências, se você é cristão, religioso ou “alienado” à bíblia (um fanático religioso), o acaso não vai existir, mas se você seguir a linha de pensamento existencialista (visão científica), irá encontrar uma posição filosófica que coloca o homem como único agente responsável por si, portanto, nega a concepção religiosa de destino. De qualquer forma , acredito em um “meio termo”: certas coisas , inegavelmente ocorrem por força do destino , mas muita coisa acontece simples e unicamente por acontecer , sem que isso necessariamente acrescente algo à sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook