sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Chamando para conversar

/ /

Muitos casais vivem uma vida em pé de guerra ou de uma frieza imensa. E o que não falta é gente para dizer (e eu sou um destes) “é preciso haver diálogo, conversem para se acertarem”. E aí vem a grande questão: Como dialogar se a outra parte não quer conversar? 

É importante ter em mente que nunca apenas um lado está descontente com a relação. Embora as mulheres sejam mais sensíveis a isto, os homens também sentem, mas eles reagem ficando quietos ou retaliando a mulher, deixando de ser presente, de dar atenção, de se preocupar com ela e muitos são até muito grossos. Daí de um lado tem uma mulher insatisfeita que reclama muito e de outro um homem apático e desinteressado. Alguém precisa tomar a iniciativa para mudar isto, e que seja você!

Irei direcionar esta dica às mulheres, porque em geral, são elas que mais tomam iniciativa quando o assunto é o relacionamento. Mas ela serve perfeitamente para homens também, não fujam da responsabilidade homens!!! Bom, vamos lá:

SEJA ESTRATÉGICA: Você precisa saber escolher o momento correto de conversar. Nunca faça isto no meio de uma briga, ou num dia ruim e principalmente, usando um caso isolado para explicar uma situação recorrente. Se o fato ocorreu, espere passar, senão ele irá ficar se justificando com este fato e não irá perceber o quão recorrente é. Escolha um momento em que as emoções estão controladas. E lembre-se: Este não é um momento romântico (não faça um jantarzinho especial ou algo assim), este é um momento de conversar e resolver.

APENAS UM ASSUNTO: Nunca faça uma lista de coisas que te incomodam, ou todas as amarguras de uma vida inteira. Escolha um assunto apenas e foque-se nele. Escolha aquele que é crucial, importantíssimo para você.

QUERER RESOLVER: O princípio da conversa é resolver e não de lamentar, reclamar, cobrar, exigir, passar na cara ou “falar umas verdades”, fazer escândalos, barracos...rs nada disto! Seu objetivo tem de ser RESOLVER então, aja com objetividade e foque-se apenas na solução do problema. Não desenterre brigas ou coisas passadas. E muito cuidado com exemplos e comparações, pois podem desencadear brigas. Foque-se só no que ele precisa mudar ou melhorar e não explique muito.

DESCUBRA ALGO QUE VOCÊ PRECISA MELHORAR: Este é um ponto importantíssimo. Muitas pessoas acham que estão sendo as vítimas na relação, e muitas vezes estão sendo as mais lesadas, mas não exatamente a única que sofre. Certamente ele tem alguma queixa, algo que ele espera de você, algo que você faz e ele não gosta, ou que ele gostaria que você fizesse. Descubra isto! Não escolha o mais fácil para você, escolha o que é mais importante para ele, mesmo que seja o mais difícil para você. E antes de chamá-lo para conversar, esteja decidida e convencida de que você precisará se empenhar para mudar, do mesmo modo que você quer que ele se empenhe!

Deste modo, chegue para ele e diga “Eu queria falar com você sobre algo que eu preciso melhorar e que sei que iria te fazer feliz”. Não tenho a menor dúvida de que ele irá parar para te ouvir. Então comece a falar sobre o que você vai fazer por ele, se abra, diga como será difícil, mas que você está disposta a fazer isto por ele. Dê o mesmo tempo e a mesma ênfase ao assunto de interesse dele que você vai dar para o seu. Depois disto, ele estará mais aberto a conversar e será o momento de você dizer: “... eu vou fazer isto, indiferente de qualquer coisa, mas também gostaria que você fizesse algo por mim.” E então diga para ele o que você quer. Não condicione “vou fazer isto só se você fizer isto por mim”, isto não funciona! Você tem de falar “vou fazer indiferente de você fazer ou não”, e faça! Não pense que será injustiça você fazer e ele não (lembre-se que você está sendo estratégica e que o objetivo é resolver), pois ele pode falar que não, e com o tempo, vendo você agir, começar a agir também. Na conversa, diga “isto é importante para mim, assim como aquele outro assunto é importante para você. Eu vou me empenhar naquilo por você e gostaria que você se empenhasse nisto por mim”. E uma vez que ele concordar em fazer, encerre a conversa imediatamente e vão fazer alguma outra coisa que não seja falar sobre a relação ou outros problemas. Vão assistir a um filme, jantar, falar do dia, do trabalho, qualquer coisa. Não prolongue desnecessariamente o assunto, senão emoções poderão aflorar e aí vir tudo por terra.

Esta é a minha dica de como você poderá chamá-lo para conversar. Assim que este assunto estiver em andamento (cada um fazendo sua parte), dê um tempo e escolha outro assunto para conversarem, e assim vocês vão resolvendo todos os problemas.

Espero que esta dica possa ajudar. Talvez você não esteja precisando disto, mas conhece alguém que precisa. Fique a vontade para compartilhar ou imprimir isto e entregar para a pessoa, que pode ser uma amiga, amigo ou algum parente. 

Abraços,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook