quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Estado de SP libera mamografia sem consulta para Mulheres entre 50 a 69 anos

/ /
A partir do dia 17, mulheres de 50 a 69 anos não precisarão mais de pedido médico para fazer mamografia em 300 unidades de saúde da rede estadual de São Paulo. No mês do seu aniversário, a paciente poderá procurar um dos locais do programa ou ligar para uma central telefônica e agendar o exame - sem consultar um médico.
O programa será anunciado pelo governo do Estado hoje, Dia Nacional da Mamografia. Conforme o secretário de Estado da Saúde, David Uip, a ideia é "desburocratizar" o processo de marcação do exame e ampliar o acesso à detecção precoce do câncer de mama. "Depois de feito o exame, a avaliação do resultado será online, em 48 horas, por uma equipe a distância. Caso haja suspeita de câncer de mama, a mulher será encaminhada para ultrassom e biópsia e, em seguida, para tratamento. Hoje, ela precisaria passar três vezes pelo médico para chegar a essa etapa", afirma.
O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres brasileiras, com exceção do câncer de pele não melanoma. Conforme estimativas do Ministério da Saúde, 57 mil mulheres terão o diagnóstico da doença neste ano em todo o País. Dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que só o Estado de São Paulo deverá concentrar 16 mil registros.
Sem uso. Levantamento inédito da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) em 11 Estados mostra que 1 em cada 8 mamógrafos instalados em hospitais públicos está sem uso - na maioria dos casos, por falta de conserto ou de operadores.
Indica-se ainda que pelo menos metade das cidades brasileiras com menos de 50 mil habitantes não tem mamógrafo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook