quinta-feira, 6 de março de 2014

Como se vingar de uma traição?

/ /




Armar o maior barraco em público ao descobrir uma traição está totalmente fora de moda. O que tem feito muitas de nós se sentirem vingadas de fato é botar a ficha do criminoso na internet, com direito a foto e detalhes do desempenho sexual, para alertar futuras "vítimas" dos riscos que correm. Pelo menos é o desejo de centenas de mulheres do mundo todo, inclusive brasileiras, quando se cadastram no polêmico site americano Don’t Date Him, Girl! (Não saia com ele, garota!). Ok, a atitude é ultra-arriscada - afinal, bancar a internauta em fúria pode detonar um processo por difamação. Mas que dá vontade de imitar a Uma Thurman no filme Minha Super Ex-Namorada e arruinar a vida do ex usando megapoderes... ah, isso dá. Faz parte dos nossos instintos querer dar o troco: estudos comprovam que a vingança aciona uma região do cérebro responsável pelo prazer da recompensa. Ou seja, ver um traidor pagar pelo erro equivaleria a receber um aumento de salário!

Foi mais ou menos essa a sensação experimentada pela arquiteta Caroline*, de 28 anos, enquanto marretava o carro do enganador e, mais tarde, curtia uma noite de luxúria com o primo dele. Tanta ira tinha motivo: três semanas antes de subir ao altar, ela descobriu que o miserável dormia em cama alheia havia seis meses! Outra que soltou os demônios foi a esteticista Melissa, de 35 anos. Depois de ficar viúva, soube que o marido recebera uma declaração de amor da melhor amiga dela. Então, foi à casa da traidora quando sabia que apenas a faxineira estava lá. Abriu os armários e queimou todos os sapatos e roupas da dissimulada em uma fogueira no quintal.

* Os nomes foram trocados para preservar a identidade das entrevistadas.

Você é 8 ou 80?
E depois dizem que a vingança é um prato que se come frio. Que nada. Quem foi traída quer ver sangue - mas se age por impulso quase sempre se arrepende e, pior, paga um preço alto pelo momento de fúria. Melissa está aí para provar. Ela sentiu uma alegria inenarrável enquanto a fogueira de roupas ardia no quintal. Apenas na delegacia (a outra prestou queixa pelo "incêndio", claro) viu o tamanho da encrenca em que se meteu. Além de responder ao processo, perdeu a amiga: "Sei que não foi leal escrever a carta para o meu marido, mas, hoje, entendo que deve ter sido doloroso viver um amor não correspondido", admite. Esse turbilhão de sentimentos é semelhante ao efeito das drogas, segundo a psicóloga Ana Stuart: na hora da vingança, a adrenalina corre pelas veias e o prazer é grande. "Depois, costuma dar uma depressão danada e a pessoa percebe que não adiantou - não trouxe o amado de volta", diz.

"Vingança não tem a ver com justiça por ser cometida à luz de uma única perspectiva: a da pessoa ferida", alerta Ana. E nem sempre esses motivos são os certos. "Quem se dá o direito de punir na maioria dos casos não quer compreender a outra parte. Às vezes, nem enxerga que ele mesmo pode ter contribuído para a situação", completa Marcelo Toniette, psicólogo, psicoterapeuta e membro da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana. Ana concorda: "Não existem culpados e inocentes nas relações. Mesmo que de forma inconsciente, em muitos casos somos nós quem permitimos que essas coisas nos aconteçam". Caroline chegou a essa conclusão. "Estava centrada na minha carreira e nos preparativos do casamento, e ignorei os indícios de que a relação ia mal. Preferi me enganar e acreditar que tudo se resolveria com o 'sim'", reconhece.

A réplica light
Não é que você deva encarnar a santa com coroa, mesmo porque reprimir o que sente dá até gastrite. Apenas considere que tem jeito de extravasar a raiva sem se prejudicar ainda mais. Regina Barreca, professora na Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, e autora de Doce Vingança - Os Prazeres Perversos da Desforra (Record), dá um parâmetro para quando sentir vontade de punir aquele infeliz que a machucou. "Imagine se conseguiria contar seus planos de vingança às amigas e rir da história junto com elas. Caso se envergonhe da ação, é sinal de que estava prestes a ir longe demais", ensina, sugerindo uma réplica, digamos, light. Vamos supor que flagre o namorado com sua colega de trabalho. Em vez de fazê-los perder o emprego, os amigos ou humilhá-los até implorarem perdão, que tal se inspirar na atitude da leitora Márcia? Trocada por outra da noite para o dia, ela aguardou a chance de marcar encontro com o falsário numa festa e, quando o sujeito veio cheio de bossa, tascou um beijo... no amigo dele, um antigo paquera de quem estava a fim.



DST
Telefone para ele e diga que precisa conversar seriamente com ele. Comente que esteve meio doente há alguns dias e foi ao medico para se consultar. Diga que você não consegue mais esconder: o traiu algumas vezes antes, e pegara uma estranha doença sexualmente transmissível que não tem cura. Diga mais: “Demorou para eu ter os primeiros sintomas, mas brotoejas e descamação acontece. Foi preciso cauterizar. Como transávamos, não tem como você não ter pego… Desculpe, dói muito, a vida sexual acaba… Mas sei que você também superará isso.”

Sexo à três
Dê um jeito da seguinte história chegar até ele, talvez por meio de um comentário de uma amiga sua: “Você nem vai acreditar, a fulana (você) arranjou um namorado novo e faz tudo por ele. Está muito submissa. Leva até cerveja durante o jogo de futebol. Chega a estar até ridículo. Mas o pior você não sabe, ela me contou que levou uma amiga para cama com ele e que adorou! Até me convidou para experimentar!”









Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook