terça-feira, 29 de abril de 2014

4 Acordos para Melhorar a Autoestima

/ /
A autoestima em conceito resumido significa todo contexto de como a pessoa se visualiza, a maneira como se percebe, e os significados que atribui à essas percepções.

Comumente, o indivíduo que se encontra em prejuízo sobre sua autoestima possui algumas características:

- Dificuldade na tomada de decisões;
- Pensamento negativo;
- Insegurança; 
- Falta de criatividade;
- Falta de autenticidade;
- Submissão;
- Covardia;
- entre outros...


Essas características podem ser adequadas a qualquer realidade, considerando e reforçando sempre que toda experiência tem significado subjetivo único vivenciado por cada um.

Pensando em alguns pontos como partida para a melhora da autoestima, podemos citar determinadas situações como referência.

1º) O Dormir: fique atento a sua qualidade de sono, e principalmente, aos costumes que têm conduzido para manter uma rotina de horário para o seu descanso de acordo com a sua realidade. Preencher o espaço de tempo ao máximo no desespero de lidar com suas próprias reflexões em busca de uma exaustão exacerbada para dormir, pode prejudicar ainda mais as boas possibilidades de ajustamentos saudáveis (criativos).

2º) O Sonho: normalmente pessoas que estão passando por dificuldades relacionadas a autoestima têm sonhos que se pode descrever mais adequadamente como pesadelos. Caso não tenha a capacidade de dar um significado descritivo objetivo para esses ou isolar seus possíveis significados, faz-se necessário procurar um psicólogo para assim melhor compreendê-los.

3º) O Despertar: o momento do "acordar" provavelmente é o mais difícil para aqueles que sofrem de baixa autoestima. Levantar-se e manter-se em determinada rotina obrigatória com baixa energia (libido) não é tarefa fácil. Portanto, quando despertar, mais importante do que idealizar a melhora e se julgar pela dificuldade, se faz a necessidade de qualquer mudança. Pouco importa quão pequeno seja o passo a ser dado, mas que seja realizado, por exemplo:

- tomar um café da manhã diferente.
- ir à algum local diferente tomar café da manhã.
- valorizar mais os processos de higienização entre banho, desodorantes, perfumes e outros.
- analisar a autoimagem, mesmo que ainda sendo julgada negativamente, estar em contato com essa buscando algo melhor, ou seja, se olhar no espelho e se arrumar da melhor maneira possível, bem como colocar a roupa que se sente melhor.
- utilizar de hábitos que não sejam comuns até então para si. Exemplos ilustrativos: dar bom dia para aqueles a sua volta; perguntar como estão; o que irão fazer ao decorrer do dia;

4º) O Decorrer do dia: o decorrer do dia sempre é mais desgastante para aquele que se encontra em desequilíbrio. Respeite essa limitação da melhor maneira possível sem prejudicar suas atividades. Enfatize os pontos de lazer e, principalmente, esteja aberto à novas possibilidades dentro desse contexto. Ao se encontrar em reflexões perversamente negativas, caso não consiga uma saída de formular algo objetivamente saudável, pare! Procure esvaziar os maus pensamentos utilizando da magnitude que os momentos e ambientes presentes nos proporcionam, assim, mais calmo, poderá facilitar a criação de novos ajustamentos, mesmo que não racionalizados desde início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook