sexta-feira, 18 de abril de 2014

Sobre ansiosidade e fome

/ /
Publicado Coluna Bem Viver do Jornal Estado de Minas
“Antônio Roberto, quanto mais a mídia impõe padrões de beleza, pior eu fico. Gosto de comer, mas por mais que eu malhe não consigo emagrecer. Gostaria de saber o que fazer, vou casar daqui a 3 meses e quanto mais ansiedade pior. Vivian Lima de Belo Horizonte.”
Há uma relação direta na forma como nos alimentamos e nossos estados emocionais. O excesso na comida deixou de ser visto apenas como o pecado capital da gula e passou a ser considerado na maioria dos casos, como problema psicológico. Submetidos a intensas pressões, tanto externas quanto internas, vivemos um grau excessivo de angustias, ansiedades e depressões. E um dos mecanismos que aprendemos a adotar para aplacar esses sentimentos é recorrer à comida. Dessa forma, os sentimentos influem decisivamente na forma como nos alimentamos. Por que buscamos na comida auxílio para nossas dores emocionais?
Aprendemos isso desde a infância. O recém nascido experimenta um imenso prazer ao ser amamentado. E esse prazer é duplo: sacia a fome e oferece aconchego corporal. Esses dois prazeres acalmam a criança. Tanto que é comum a mãe dar peito ao neném apenas para acalmá-lo. Aí está a vinculação primária entre comida e afeto. Esse vinculo, as vezes permanece durante a vida e o alimento passa a ser uma forma de acalmar a ansiedade, a angustia e a depressão, sentimentos que demonstram a ausência de afeto e de prazer.
Essa ligação entre comida e fuga da dor é reforçada mais tarde por nós mesmos e por outras pessoas. Quantas vezes as mães oferecem comida aos filhos mesmo maiores quando eles estão tristes. Em situações limites, como por exemplo, na morte de alguém, é comum a preocupação de que a pessoa que sofreu a perda se alimente. Em um velório recente da mãe de uma amiga minha, observei que várias pessoas falavam insistentemente que ela precisava comer alguma coisa. O hábito de aplacar as dores emocionais com a comida existe também na relação com as drogas, com o sono, com o sexo, ou com qualquer coisa prazerosa.
Entre todos os prazeres, porém a comida é o mais fácil de se obter e o menos condenado socialmente. Daí o crescimento mundial na compulsão para a comida.
Estabelecido esse sistema compensatório, a dieta apenas não resolve. Com ela atacaríamos somente o sintoma de aquisição de peso, mas a causa continua intocável. Por isso a dificuldade que as pessoas tem de seguir um regime alimentar ou de voltarem a engordar algum tempo depois de uma dieta bem sucedida.
Um tratamento psicológico para resolver a ansiedade, a angústia ou a depressão torna-se, nesse caso, um instrumento fundamental.
No caso específico da Vivian, um psicólogo iria ajudá-la a elaborar o fator desencadeante da sua tensão, que é normal perante ao novo (casório). Apesar de haver um fator fisiológico que leva as pessoas ao consumo de determinados alimentos como, por exemplo, o chocolate que ajuda no equilíbrio da serotonina, a questão fundamental da compulsão para a comida está na ansiedade.
Hoje em dia qualquer tratamento sério da obesidade inclui ansiolíticos e ou antidepressivos. A ansiedade tornou-se um estilo de vida para a maioria de nós. As pressões internas aprendidas e acumuladas durante nossa vida nos fizeram perder contato com nossa própria natureza. Nossos ritmos já não são ditados pela naturalidade. Ao contrário vivemos em um corre-corre incessante que nos traz desgaste e stress. Trabalhar sistematicamente a ansiedade é fundamental para acalmar nosso corpo nas suas impulsividades e, no caso, a impulsividade para a comida. O exercício físico, o relaxamento muscular, a dedicação a atividades que nos tranqüilizam: escutar música, cuidar de plantas, trabalhos manuais, orações, etc. podem nos ajudar nessa mudança. A questão, portanto não é de força de vontade. É mudança de hábitos do estilo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook