quarta-feira, 7 de maio de 2014

HPV: tire todas as suas dúvidas

/ /

Há dois jeitos de você prevenir-se contra as DSTs: não "chegar junto", ou seja, não transar, ou proteger-se com o uso da camisinha

O que é o HPV?
HPV são as letras iniciais em língua inglesa para o Papiloma Virus Hominis. Estes vírus podem provocar lesões, tanto sobre a pele, quanto sobre a mucosa.

Como se contrai HPV?

A transmissão se faz por contato direto com a pele ou mucosa do orgão genital infectado (vulva, vagina, colo do útero, pênis), bem como região do ânus. Ele é transmitido pelo contato sexual e geralmente sofre regressão espontânea, deixando anticorpos que protejem contra uma segunda agressão destes vírus.

Como identificar o HPV?
Podem ser clinicamente aparentes (verrugas genitais ou condilomas acuminados) ou não revelar qualquer sinal ou sintoma, podendo evoluir silenciosamente para o câncer de colo uterino caso não seja diagnosticado e tratado em tempo.

Como sei que tenho HPV?
Pelos exames preventivo ginecológicos, complementado pelo exame de papanicolaou e colposcopia. 

Só a camisinha já previne?
A camisinha deveria ser usada por todas as pessoas com vida sexual ativa, mesmo por aqueles com parceiros estáveis. Em relação à prevencão contra o HPV, sabemos que a camisinha diminui muito a possibilidade de transmissão mas não podemos assegurar que proteja 100% contra sua contaminação. 

Como tratar do HPV?
No caso de indivíduos com lesões aparentes, pode ser tratada pela destruicão química, cauterização elétrica ou com laser. O lase é indicado para lesões do colo uterino e vaginal, regiões que podem desenvolver as lesões pré-cancerosas-NIC 1, NIC 2, NIC 3 – NIVa 1, NIVa 2 , NIVa 3 e que se não forem devidamente tratadas evoluirão para o câncer cervical (colo do utero) ou de vagina.


Existe vacina para HPV? 
Sim. Temos 2 tipos de vacina no Brasil – "Gardasil" do Laboratorio MERCK e o "Cervarix" do GLAXO-SMITH- KLINE. Ambas se destinam á prevenção primária (profilaxia) do câncer de colo uterino. São indicadas para meninas a partir dos 9 anos até mulheres com 26 anos. Sua administração seria mais eficaz se feita antes do início da vida sexual.

*Perguntas respondidas pelo Dr. Claudio Basbaum, ginecologista e obstetra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook