terça-feira, 17 de junho de 2014

De mal com a vida

/ /

“Estou confuso e muito desanimado, queria ser perfeito em tudo que fizesse e agisse. Escreva sobre esse desanimo e o porquê ocorre todo esse pessimismo. Estou sempre descontente e vejo tudo pelo lado negativo. Como sair disso? Guilherme de Belo Horizonte”
Durante anos nos ensinaram a perfeição. Nos caminhos do crescimento emocional ou espiritual buscamos um estado de plena paz, felicidade absoluta e ausência de qualquer vazio. Essa concepção é frustrante sob todos os aspectos e desanimadora. O desenvolvimento humano, justamente por ser humano não é linear, não é uma linha reta ascendente para chegar na culminância. Durante o caminho sempre haverá quedas, retrocessos, desvios, erros, recaídas. Isso não significa que se voltou ao ponto de partida, porque houve um aumento da consciência.
Já o pessimismo é uma postura diante da vida, aprendida no decorrer da vida. A realidade humana é imperfeita e dual. Em tudo existe o bom e o ruim, o claro e o escuro, o certo e o errado, a luz e a sombra. O pessimista não vê graça na vida e reclama de tudo porque ele tem obsessão pelo negativo. Ele tem uma visão ruim inclusive de si mesmo, do passado, do presente e do futuro.
Para quem deseja uma realidade perfeita, esse nosso mundo cheio de doenças, mortes, perdas, violências é muito ruim mesmo. O nível de ansiedade e angustia para quem vê o mundo dessa forma é intenso.
O cansaço do pessimista vem da sua crença de que todas as suas experiências serão um insucesso. E qual o instrumento usado pelo pessimista para se fixar nessa visão de mundo? O PENSAMENTO. Sua cabeça é repleta de pensamentos negativos, em uma tentativa de controlar o mundo. Existe um diálogo interno negativo que o coloca em guarda, em estado de defesa impedindo-o de ver o lado positivo da realidade que o levaria a adotar atitudes mais adequadas para enfrentar as dificuldades. Com isso, o fracasso acaba acontecendo, o que confirma a sua visão catastrófica. É a profecia auto cumprida.
O pessimismo, dessa forma, leva a pessoa ao stress e à depressão. Um modo de pensar negativo, de maneira contínua, coloca o corpo em estado constante de alerta, provocando um enorme desgaste. E como se livrar desse comportamento?
A primeira atitude é prestar atenção nos próprios pensamentos negativos e tentar impedi-los, reforçando a vivência corporal no momento presente. Ou seja, quando um pensamento negativo aparecer, ao invés de alimentá-lo, insistindo nele, desviar a atenção aumentando a visão presente, ouvindo mais, sentindo o próprio corpo, degustando algum alimento. Aumentar a capacidade de estar presente diminui o fluxo do pensar.
A segunda atitude é cuidar da ansiedade que, mesmo velada, existe no pessimista. E a melhor maneira de lidar com a ansiedade é através de relaxamento. Cada pessoa tem uma forma de relaxar. Todas as formas são importantes: exercícios físicos, exercícios respiratórios, leitura de um livro, ouvir música, meditação, oração, passeios com os amigos e etc.
A terceira atitude diz respeito ao perfeccionismo. O pessimista é um perfeccionista. Sonhando com um mundo ideal ele rejeita a parte sombria da realidade. O negativo do mundo tem uma grande função na nossa vida: O nosso crescimento. Se somos sujeitos de construção da realidade, não adianta lamentarmos as coisas ruins da vida. Elas são um desafio para nós. Lidar com a realidade, tal qual ela é, demonstra humildade e nos faz avançar na vida.
“Amigo, não seja um perfeccionista. O perfeccionismo é uma maldição e uma prisão: A vida é para ser vivida e não para ser sonhada. Se nós nos acostumarmos a enxergar os dois lados da moeda, o bom e o ruim do nosso cotidiano e os tratarmos da mesma forma, nossa vida não será um mar de rosas, mas um caminho interessante, cheio de graça e de muita esperança.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook