terça-feira, 8 de outubro de 2013

Melhor amiga x namorado: em quem acreditar?

/ /
Melhor amiga x namorado: em quem acreditar?

Seu relacionamento já não está mais aquela maravilha e começa a surgir uma série de dúvidas. Você se questiona se deve se separar, se há algo que possa fazer para "salvar" a relação ou chega a duvidar se seu parceiro (a) está sendo totalmente sincero (a) com você. Sem saber o que fazer, você recorre àquele melhor amigo (a) que sabe tudo sobre a sua vida, conhece bem seu relacionamento e seu par e sempre tem uma boa opinião para dar.

Só que ao invés dessa conversa ajudar, atrapalha. Isso porque seu amigo (a) te fala ou sugere coisas que são opostas ao que seu par te diz ou propõe. Enquanto sua amiga sugere, por exemplo, que você deve terminar a relação e ser feliz sozinha, seu namorado insiste que vocês devem lutar para manter a relação. Ou seu amigo insinua que sua namorada pode estar interessada em outra pessoa, enquanto ela jura que só tem olhos para você. E agora? O que fazer? Em quem acreditar, já que se trata de duas pessoas confiáveis?

Em primeiro lugar, é importante ter uma coisa em mente: ouvir opiniões e conselhos é sempre bom, especialmente quando são dados por pessoas queridas. Isso não significa que você necessariamente tenha que tomar uma atitude a partir do que ouviu. Em outras palavras, se sua amiga está te incentivando a terminar, você pode ouvir os argumentos dela, mas não precisa sair correndo e aceitar o conselho. O ideal é que você ouça os dois lados, mas que possa formar sua própria opinião. É importante parar e se questionar: "o que EU penso sobre isso?".

Quando o assunto é relacionamento, o pensar frequentemente se mistura com o sentir. É difícil sermos absolutamente racionais e, honestamente, não acho que somente a racionalidade seja algo desejável nas relações. Penso que os sentimentos são excelentes guias, que devem ser "ouvidos" tanto quanto o namorado ou o amigo. Se você quer acreditar que a relação pode continuar, mas sente que isso é improvável, é possível que seu sentimento esteja certo. Se, por outro lado, todo mundo acha que você deveria terminar, mas você sente vontade de continuar na relação, provavelmente o melhor a fazer é continuar. Preste atenção no que você está sentindo, às vezes nosso "faro" e as nossas intuições são mais coerentes do que os argumentos racionais.

Além de dar atenção aos seus sentimentos, é importante que você tome decisões que te deixem feliz. Seu principal compromisso é com sua felicidade e é a ela que você deve visar quando faz escolhas. Se você se sentir bem, não importa se outras pessoas condenam o caminho que você decidiu trilhar. Mesmo que conselhos e opiniões sejam bem vindos, lembre-se de que a vida é sua e de mais ninguém.

Finalmente, um último "lembrete": praticamente tudo nesta vida é passível de mudanças. É comum pensarmos que, se escolhermos determinado caminho, este será "para sempre", mesmo que depois fiquemos infelizes com nossas escolhas. Definitivamente não é assim. Se você decidir continuar o relacionamento e depois pensar que o melhor seria terminar, você tem essa opção. Do mesmo modo, se preferir terminar e depois achar que não foi a melhor decisão, poderá voltar atrás e procurar o ex (é claro que, nesse caso, você depende do outro aceitar voltar). Portanto, nada é tão definitivo assim e por esta razão você deve avaliar, refletir e ouvir opiniões. Só não deixe de acreditar que você terá outras chances no futuro para novas escolhas, caso este seja seu desejo.


ESCRITO POR

Dra. Mariana Santiago de Matos PSICÓLOGA

Psicóloga e psicoterapeuta. Doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio (2004) com dissertação sobre relacionamentos amorosos na adolescência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook