terça-feira, 22 de outubro de 2013

Tem dúvidas sobre Menstruação? Então leia este artigo.

/ /
As ginecologistas Flávia Fairbanks e Paula Marcovici esclareceram várias dúvidas sobre o assunto para você entender de uma vez por todas o que é ciclo menstrual, como se livrar da cólica, e muitas outras coisas. Olha só!



Afinal, o que é exatamente a menstruação?
“A menstruação consiste no período em que um fluxo de sangue é liberado pelo corpo da mulher, o que acontece a cada 28 dias, aproximadamente.” Explica a Dra. Paula Marcovici. Esse sangue é o resultado da descamação de um revestimento que existe nas paredes internas do útero (endométrio). Assim, a menstruação acontece quando não houve a fecundação do óvulo por um espermatozoide, ou seja, você não está grávida \o/. Geralmente ela ocorre 14 dias após a ovulação.”
E quando a menina começa a menstruar?
Não existe uma idade exata em que isso vai acontecer. A primeira menstruação, também chamada de menarca, ocorre na puberdade (crescimento das mamas e pelos pubianos, aumento do quadril…). “A idade varia de acordo com a menina, mas a faixa etária costuma ser dos 9 aos 16/17 anos. O que determina isso são os hormônios, junto com a alimentação e o estilo de vida”, esclarece a Dra. Paula.
É muito importante consultar um ginecologista assim que a menina menstrua pela primeira vez.
Dicas!
- Dores (cólica) e sintomas psicológicos, como choro e sensibilidade, são normais. Isso acontece por conta das alterações hormonais que rolam no corpo durante esse período. Sabe a famosa TPM? Pois então, ela pode ser desde um sintomas de moleza e seios doloridos, por exemplo, até aquele irritação inexplicável com qualquer pessoa que cruza o seu caminho.
- A menstruação dura de três a oito dias, dependendo do organismo de cada uma e, em geral, 28 dias após o seu fim há uma nova menstruação.
- A partir de agora você pode ser mãe! Então, já sabe: não tenha nenhum contato íntimo com os meninos sem usar preservativo.
Ciclo desregulado
É bem comum o ciclo menstrual demorar alguns anos para regularizar. Por isso, nos primeiros anos a irregularidade é normal. E olha só, esse lance de hormônios é tão complexo que até mudanças no clima e no fuso horário pode causar alterações no fluxo.
Outros fatores, um pouco mais sérios, também podem afetar o seu ciclo: miomas, má-formação do útero, ovários policísticos, distúrbios hormonais e até mesmo o stress. Por isso é importante consultar um médico assim que a primeira menstruação ocorre, pois você poderá conferir se está tudo certinho no sue organismo.
O ciclo da garota tende a se regularizar por volta dos 15 anos. Mas isso vai depende de cada organismo.
Até as cólicas tendem a desaparecer depois dos 20 anos. A Dra. Flávia Fairbanks alerta que se isso não aconteceu com você, é bom procurar um médico.
Escolhendo o absorvente
Como nenhum corpo é igual, o absorvente usado por cada menina também não será o mesmo. Muitas vezes, aquele que dá certo para a sua amiga pode não combinar com você. Os absorventes externos e com abas os são mais seguros contra vazamentos. E se o seu fluxo é mais intenso, o absorvente noturno mais indicado. Eles são maiores e mais largos, mas a proteção é extra.
O absorvente interno também pode ser usado, sim! Ele não faz com que a menina perca a virgindade e não existe nenhuma contraindicação. Seu único problema, na verdade, é que for mal colocado, pode vazar. Ele deve ser trocado a cada seis horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook